O Papilomavirus Humano (HPV) tem como principal forma de contágio a via sexual, que inclui o contato oro-genital (sexo oral) e genital-genital (sexo vaginal ou anal). Dessa forma, o paciente pode apresentar lesões no pênis, ânus, vagina, vulva, colo do útero, boca e garganta.
As lesões são características: surgem VERRUGAS indolores, solitárias ou agrupadas, muitas vezes assintomáticas, nos órgãos sexuais ou em áreas de contato. Como o vírus pode ficar latente no organismo, as lesões podem surgir dias ou até vários anos após uma relação sexual.
Existem mais de 200 subtipos diferentes do vírus, destacando-se os que são considerados de baixo risco (tipos 6 e 11, que causam verrugas genitais) e aqueles de alto risco (16 e 18, que tem relação com o câncer de colo uterino e de pênis).

CURIOSIDADE: A doença também é conhecida por condiloma acuminado, crista de galo, cavalo de crista e figueira.
ATENÇÃO: O uso de preservativo durante a relação sexual deve ser lembrado como forma de prevenir inúmeras infecções sexualmente transmissíveis. No entanto, o HPV pode ser transmitido mesmo com a sua utilização, uma vez que pode haver o contato das lesões com o púbis, bolsa testicular, virilha e boca, locais não protegidos pela camisinha.
COMO PROCEDER: Na presença de qualquer sinal sugestivo de infecção pelo HPV, procure um profissional de saúde habilitado. No Centro Avançado de Medicina Urológica - CAMU, iniciamos a abordagem do paciente dando explicações detalhadas acerca da doença e expondo as formas de tratamento.
Em geral, fazemos um exame chamado Peniscopia Digital e iniciamos o tratamento com sessões de Crioterapia (congelamento das lesões com nitrogênio líquido).
CONTATE-NOS E MARQUE UMA CONSULTA: (85) 3120-4161 / (85) 3466-1169 / (85) 3466-1168 / e-mail: camu@marciofmacedo.com