top of page

DR. MARCIO MACÊDO

SINGLE POST

Novembro Azul


Novembro é especial para a urologia!

Nesse mês, várias entidades, nacionais e internacionais, unem forças com o intuito de conscientizar a sociedade quanto a doenças masculinas

frequentes, como diabetes, hipertensão arterial, doenças cardiovasculares e câncer.

Uma ênfase especial é dada ao câncer de próstata, uma vez que o diagnóstico precoce (em fase inicial) e o tratamento bem orientado aumentam a chance de cura.


UM POUCO DE HISTÓRIA

No Brasil, o Novembro Azul deu seus primeiros passos em 2008, quando o Instituto Lado a Lado pela Vida lançou a campanha “Um Toque, Um Drible”, voltando os olhares da população para o câncer de próstata. No ano de 2012, inspirado pelo movimento internacional November, dedicado a conscientização e arrecadação de fundos para ajudar na luta contra a doença, o Instituto passou a promover um mês inteiro de mobilizações voltadas à promoção da saúde masculina e à prevenção das doenças mais frequentes.

Já neste ano de 2016, o Instituto Lado a Lado pela Vida lançou como campanha o MOVIMENTO PERMANENTE PELA SAÚDE INTEGRAL DO HOMEM: DE NOVEMBRO A NOVEMBRO AZUL, demonstrando a importância da atenção perene à saúde masculina, desde a infância até a terceira idade.


A CAMPANHA

Assim como outras entidades, a Sociedade Brasileira de Urologia apoia a ideia e se mobiliza em todo o Brasil para chamar a atenção para o assunto.

A iluminação azul em prédios públicos e privados, palestras para a população geral, ações de conscientização em espaços públicos e de grande circulação de pessoas ratificam a importância dos exames rotineiros para o diagnóstico e tratamento do câncer de próstata, dentre outras doenças.

No Brasil, após os tumores de pele, o câncer de próstata é o mais frequente. A única forma de garantir a cura é o diagnóstico em fase inicial da doença. Portanto, mesmo na ausência de sintomas, homens acima de 45 anos com fatores de risco e acima de 50 anos sem esses fatores devem procurar anualmente seu urologista.









 
bottom of page