LITÍASE URINÁRIA
A litíase urinária é conhecida popularmente como pedra na urina. Pode causar inúmeros sintomas, a depender de sua localização no sistema urinário. É uma doença frequente, ocorrendo cerca de 140 casos para cada grupo de 100 mil pessoas por ano. Se não tratada devidamente, pode causar problemas graves como perda da função dos rins e infecções urinárias complicadas.
Os sintomas podem variar, no entanto o mais comum inclui dor forte na região lombar e abdominal, associado ou não a náuseas e vômitos. Também podem ocorrer febre, ardência ao urinar, frequência urinária aumentada e sangramento na urina.
O ultrassom de rins e vias urinárias pode ajudar no diagnóstico, porém a tomografia computadorizada sem contraste é considerada o exame padrão ouro para diagnosticar a doença, bem como para ajudar no planejamento terapêutico.
Existe uma gama de possibilidades que o urologista pode utilizar no tratamento da litíase urinária, variando desde a simples observação clínica ou terapia medicamentosa em cálculos menores até cirurgias mais complexas.
Com o avanço tecnológico atual, pode-se dizer que, quando necessária alguma intervenção cirúrgica, a grande maioria dos procedimentos é minimamente invasivo, mediante a realização de cirurgias endoscópicas com laser (pelo canal urinário).
Após uma cirurgia endoscópica para a retirada de cálculos, podem ocorrer sintomas como dor lombar e no baixo ventre, sangramento leve pela urina e ardência ao urinar. É importante lembrar que o tratamento precisa ser complementado, uma vez que muitas vezes é colocado um catéter duplo j durante a cirurgia e o mesmo deve ser retirado posteriormente.
Dentre os vários fatores que podem causar essa patologia, destaca-se a baixa ingestão de água. Portanto, beber cerca de 2 a 3 litros de água regularmente é uma orientação preciosa para evitar a doença. Além disso, fazer exercícios físicos, bem como diminuir a ingesta de proteínas, presentes em alimentos como carnes vermelhas; e de sódio, presente em alimentos salgados e industrializados, é de suma importância.



