top of page

DR. MARCIO MACÊDO

HIPERPLASIA PROSTÁTICA BENIGNA

A Hiperplasia Prostática Benigna consiste no aumento progressivo do tamanho da próstata com características benignas, sem nenhuma relação, portanto, com o câncer de próstata.

A próstata é uma glândula que faz parte do sistema reprodutor masculino e apresenta cerca de 3 cm de diâmetro, com um peso estimado de 20 gramas. É responsável pela produção de uma parte do esperma e está localizada na base da bexiga e logo anterior ao reto.

 

Como circunda o segmento inicial da uretra (conduto que transporta a urina da bexiga ao meio externo), o aumento da glândula pode comprimir esse canal, dificultando o esvaziamento da bexiga. Dessa forma, o paciente apresenta, em diversos graus, sintomas como dor e dificuldade para urinar, jato urinário fraco e intermitente, ardência na uretra, necessidade de urinar com maior frequência (inclusive durante a madrugada), sensação de esvaziamento incompleto da bexiga, sangue na urina e necessidade urgente de urinar.

Para corroborar o diagnóstico em indivíduos com esses sintomas miccionais, o urologista pode utilizar uma série de informações, entre as quais:

  • História médica detalhada;

  • Exame físico geral e urológico, incluindo o toque retal;

  • Exames laboratoriais de sangue e urina;

  • Ultrassonografia do aparelho urinário e da próstata;

  • Uretrocistoscopia;

  • Estudo urodinâmico e urofluxometria;

Após finalizar a avaliação, será definido o melhor tratamento, que pode ser medicamentoso ou cirúrgico. Para tanto, leva-se em consideração a condição clínica do paciente, o tamanho da próstata, a gravidade dos sintomas, os danos causados ao trato urinário, a presença de complicações relativas ao crescimento da próstata e a preferência do paciente.

Quando existe a necessidade de cirurgia para desobstrução do canal uretral, as técnicas minimamente invasivas são priorizadas. Dentre elas, a ressecção transuretral da próstata é a mais comum, sendo realizada por meio da retirada de fragmentos de tecido prostático por via uretral.

 

bottom of page